Depois de saber como cuidar, proteger e a temperatura ideal para servir o seu queijo preferido, falta perceber como melhor o servir, porque para comer já sabemos que todos não se importam de ajudar. E a verdade é que todo este “mimo” culmina na melhor parte, não estivéssemos nós já de água na boca só de imaginar.
Mesmo que não seja um grande amante de queijos, assim que começa a explorar um bocadinho este mundo, muito facilmente se apaixona por todo este processo, nem que seja por imaginar as ovelhinhas acompanhadas pelo seu pastor, livres e contentes nas encostas encantadas da nossa Serra da Estrela. Se ainda não teve a oportunidade de conhecer aconselho vivamente a explorar este lugar idílico, com as suas gentes generosas e tradições autênticas, impossíveis de recriar.
Então vamos ao que interessa.
Como devo preparar o meu Queijo Amanteigado da Serra da Estrela para o servir?
Passo a passo:
Primeiro o seu queijo tem de se encontrar à temperatura ideal para ser degustado, uma vez que ao prepará-lo adequadamente vai garantir que ele não quebre ou se desfaça.
Mas, se gosta de descomplicar como nós lá em casa, garanta que pelo menos o seu queijo amanteigado está à temperatura ambiente há pelo menos 12 horas no Inverno e apenas uns minutos em pleno Verão.
Este passinho pode fazer toda a diferença no resultado final do buquê do seu queijo, por isso aconselho a não se esquecer dele.
Importante:
O queijo de pasta mole ou amanteigado como normalmente é conhecido, por si só já tem uma massa tendencialmente mais líquida, o que leva a que se tenha de guiar mais pela sua casca. A casca convém que esteja bem formada (sem rachas) e ligeiramente “transpirada”, mas nada de extremo ou o queijo já passou do ponto.
Limpe cuidadosamente o seu queijo com um pano húmido, retire-lhe a cinta de algodão que o envolve e prepare a tábua onde o vai servir. Cortar o queijo da Serra da Estrela amanteigado pode ser um desafio, pois ele é macio e pode quebrar facilmente, o que leva à importância da faca. Aconselho a que descomplique e escolha uma faca bem afiada.
Vamos agora ao espetáculo!
Como cortar o Queijo da Serra Amanteigado sem quebrá-lo?
Aqui vou apresentar-lhe duas opções:
1. Abrir o queijo amanteigado à moda da Serra de Estrela!
Esta é a forma mais tradicional e como pode imaginar no local da origem deste queijo ele é o Rei e por isso mesmo é tratado com a maior das reverências. O que significa que ao ser o resultado de um saber transmitido de geração em geração, confere-lhe um estatuto único e que temos todo o gosto em respeitar. Neste espírito e tendo em conta que nada se desperdiça em casa do pastor, comece por cortar o queijo ao meio. Depois vá cortando o queijo em fatias finas, o mais uniforme que conseguir.
É importante que vá alternando nas metades de forma a que, se eventualmente sobrar tenha duas metades quase iguais em tamanho e as possa juntar para mais facilmente guardar e reservar para a próxima vez.
O ideal é que reutilize o pano de algodão que veio com o queijo, para manter a sua pasta segura e colocar no seu frigorífico.
2. Abrir o queijo amanteigado para a sua festa ou reunião!
Comece por dar um pequeno golpe no topo do seu queijo. Assim que estiver satisfeito, deslize a faca suavemente até quase completar a circunferência, onde começou.
Pode ter o cuidado de retirar o máximo do interior da “tampa”, uma vez que é junto à casca onde o queijo concentra o maior sabor. Este pequeno passo também vai permitir uma maior flexibilidade para segurar a casca cuidadosamente com um palito.
Confira aqui o nosso vídeo.
Se preferir também pode retirar completamente esta casca superior do seu queijo, para facilitar na hora de servir.
E neste caso temos um conselho de “expert” para si.
Reserve a casca do seu queijo!
Na eventualidade de ter realizado uma pequena reunião em sua casa e sobrar algum queijo, a casca que primeiro retirou, ou seja, a tampinha pode ser a melhor opção para o proteger novamente.
Resta desejar-lhe um Bom Apetite!
E perguntar qual destes métodos vai experimentar?
Prefere a forma mais tradicional de abrir o Queijo da Serra ou é mais de modernices, como diz o pastor Joaquim?
Ana